quarta-feira, 6 de abril de 2011

Desafio literario: Primeiro dia livro favorito

Essa e uma decisao muito dificil para mim, qualquer pessoa que me conheceu quando crianca vai lembrar que eu passei boa parte da minha vida com o nariz entre as paginas de um livro. Eu sou muito especifica sobre o que eu leio... Costumo evitar modas e odeio best sellers. Ah, e odeio livro de mulherzinha. De qualquer forma, assim que eu pensei no meu livro favorito, Norwegian Wood, de Haruki Murakami me veio a cabeca.

Eu fui apresentada a este livro por uma querida amiga japonesa, chamada Keiko. Ela achava absolutamente intrigante o fato de uma brasileira ser apaixonada por seu pais e me deu este livro, com uma linda dedicatoria em japones de presente de natal( Detalhe, nos duas somos budistas). E eu nunca vou esquecer o momento em que abri este livro.

Norwegian Wood tem a estoria mais boba do mundo para se explicar, e simplesmente uma historia de amor nos anos sessenta no Japao. Um rapaz se apaixona pela antiga namorada do seu melhor amigo de escola. Naoko e linda, mas extremamente complicada e fragil e eles nao podem ficar juntos por um milhao de motivos. Entra Midori na estoria, uma jovem forte e independente e super esquisita, mas totalmente adoravel.

O que torna Norwegian Wood um livro maravilhoso e que seus temas sao universais. Essa e uma estoria sobre amor, perda e a eterna busca por algo mais. Fala sobre os erros que cometemos, mesmo quando nao queremos. Seus personagens sao tao verdadeiros, cheios de defeitos e tao humanos que nao consigo deixar de me impressionar com a capacidade de Murakami de traduzir em palavras as relacoes humanas.

Eu ja dei este livro de prsente para varias pessoas(Embora nem todo mundo vai gostar, portanto sou bem seletiva.), incluindo John Mayer quando ele tocou aqui em Vancouver no ano passado. A minha copia desse livro ja viajou pela Europa diversas vezes, caiu em pocas de agua, ja teve cafe derramado em suas paginas e viveu varias aventuras comigo. Quem tiver a oportunidade, fica a dica.

Um comentário:

  1. Oi.
    Li o seu blog sobre a austria e a vida de au pair e queria tirar umas duvidas contigo.
    Podes mandar os teus contatos pra cassiagsdias arroba gmail.com.br?
    Abraços

    ResponderExcluir